rede lan
1.2 Switch e não hub
Normalmente optasse por switch, embora sejam muito semelhantes aos hub eles tornam o trafego mais rápido, a diferença é que hubs criam uma única via para os dados, ou seja enquanto 2 computadores conversam os outros ficam parados, isso congestiona o trafego de informações, já os switchs criam varias vias para transmissão desses dados gerando mais rapidez e diminuindo a ocorrência de erros.
Montar uma rede doméstica há muito deixou de ser tarefa exclusiva para técnicos em informática. Devido a equipamentos cada vez mais baratos e fáceis de configurar, dividir o sinal da internet e conectar diferentes computadores, em geral, é um processo simples e que envolve somente a conexão de alguns poucos cabos.
A confusão se dá na hora de comprar o aparelho responsável por intermediar os sinais enviados e recebidos entre as máquinas. Para quem entra em uma loja, hubs, switches e roteadores parecem palavras sinônimas – algo reforçado por vendedores que muitas vezes não fazem ideia das funções do que vendem.
Confira abaixo uma lista das principais diferenças entre esses dispositivos e esclarecimentos sobre quando usar cada um deles.
Hub
Quais as diferenças entre hub, switch e roteador?Ampliar (Fonte da imagem: Wikimedia Commons/plugwash)O termo “hub” pode ser traduzido como “ponto central”, o que dá uma ideia bastante clara do objetivo desses aparelhos. Com a função de interligar computadores em uma rede local, o hub recebe dados vindos