Rede estruturadas
Uma rede estruturada tem como objetivo unificar, organizar as instalações de todo o cabeamento (voz, dados, imagem) existente na sua empresa e de garantir suporte para futuras instalações e tecnologia.
A definição de Rede Estruturada baseia-se na disposição de uma rede de cabos, que suporte qualquer equipamento de telecomunicações (todos os sistemas de sinais de baixa voltagem que conduzam informações dentro dos edifícios, tais como voz, dados, imagem, segurança, etc.) e que facilmente possa ser redirecionada, no sentido de prover um caminho de transmissão entre quaisquer pontos desta rede. Numa rede projetada, seguindo este conceito, as necessidades de todos os usuários podem ser atendidas com facilidade e flexibilidade. om a mudança dos sistemas informáticos proprietários para sistemas abertos, foram criadas as condições para a alteração dos sistemas de cablagem proprietários para sistemas abertos de uso comum, nascendo assim o conceito de rede estruturada.
As redes estruturadas são sistemas de interligação de dispositivos que permitem a partilha de recursos, periféricos e/ou informação.
Uma rede devidamente projectada e instalada proporcionará a velocidade e fiabilidade essenciais à eficiência do sistema.
Onde antes os telefones eram a única preocupação, é necessário agora lidar com os requisitos cada vez maiores dos sistemas integrados de voz, dados e imagem.
A cablagem é um componente chave de qualquer rede e, como as necessidades estão em expansão constante, é preciso especificar e planear redes que possam crescer ou ser alteradas a qualquer momento: uma rede integrada de voz e dados deve ser estruturada, ou seja, deve ser um sistema genérico de cablagem que utilize a abordagem da distribuição por áreas de trabalho.
Os