Rede eletrica
É através dela ou de seus agentes que vislumbramos ou ansiamos por educação de qualidade, serviços eficientes de saúde pública, segurança, transporte coletivo adequado, moradia social para os sem teto, menos buracos nas ruas e estradas, menos poeira...; ou seja, é através do processo de desenvolvimento político que uma sociedade avança ou retrocede.
A juventude sempre marcou presença firme na história política do mundo ocidental. Quando Sócrates (filósofo) foi condenado à morte, além da acusação equivocada que lhe foi imposta, pesou decisivamente contra ele a imputação de que era um corruptor da juventude. Na verdade Sócrates pregava a existência de um único Deus, que só poderia ser universal e, no tocante a juventude, acreditava que pudesse através dela, reconstruir o tecido ético da cidade, ao interferir na formação filosófica e no direcionamento político da mocidade, levando-se a ter sentimentos e atitudes novas na condução da vida pública.
É por demais importantes que desde cedo os jovens entendam seus compromissos de cidadãos e assumam os desafios de seu tempo. Felizmente, grande parcela da juventude já se deteve na análise do momento social, refletiu profundamente sobre as crises econômicas e políticas e se sensibilizam com as dramáticas desigualdades sociais. Estes jovens, a quem me refiro, já abraçaram o compromisso de influir em mudanças urgentes e inadiáveis.
O jovem cidadão, partícipe ou não de um seguimento organizado da sociedade (Entidade Estudantil, Clube de Serviços, Juventude de Partido Político ou Igrejas etc.), trabalhando ou estudando, volta-se para o futuro, muitas vezes, no desejo de acertar até comete erros, mas entende que esta fase da vida trata-se de um momento de transição, vê-se diante de um momento confuso, muitas vezes com pouca perspectiva, mas, de uma coisa ele não tem dúvidas: é preciso