Rede de computadores
Exercícios de fixação
1. Hospedeiros são sistemas finais, rodando aplicações de rede. Como tipos de sistemas finais podemos citar os próprios computadores, TV’s, laptops, consoles para jogos, telefones celular, webcams, automóveis, dispositivos de sensoriamento ambiental, quadros de imagens, e sistemas internos elétricos e de segurança, que estão sendo conectados à rede. Um servidor web pode ser considerado um sistema final, e também um hospedeiro.
2. Um protocolo define o formato e a ordem de mensagens trocadas entre duas ou mais entidades comunicantes, bem como as ações realizadas na transmissão e/ou no recebimento de uma mensagem ou outro evento. Comparando, um protocolo diplomático tem a função de especificar os detalhes de comportamento de diferentes raças e culturas em um encontro, a fim de que se evite um mal entendido entre dois povos.
3. Um programa cliente é um programa que funciona em um sistema final, que solicita e recebe um serviço de um programa servidor, que funciona em outro sistema final. Uma vez que um programa cliente normalmente roda em um computador e o programa servidor, em outro, aplicações cliente servidor por definição são aplicações distribuídas. Atualmente nem todas as aplicações consistem em programas puramente clientes que interagem com programas puramente servidores, muitas aplicações são, cada vez mais, peer-to-peer (P2P), nas quais os sistemas finais interagem e executam programas que apresentam funções de servidor e cliente.
4. Dial-up (Residencial), DSL(Residencial), Cabo(Residencial), FTTH(Residencial), Ethernet(Corporativo) e Wifi(Residencial, Corporativo, Móvel).
5. Uma característica do acesso HFC é que a sua taxa de transmissão é compartilhada. Como se trata de um meio de transmissão compartilhado, tanto no canal downstream quanto no canal upstream, é necessário um protocolo de acesso múltiplo um protocolo de acesso