Rede de computadores
E INTERLIGAÇÃO EM REDE
1 Introdução
Os sistemas distribuídos utilizam redes locais, redes de longa distância e redes interligadas para comunicação. O desempenho, a confiabilidade, a escalabilidade, a mobilidade e a qualidade das características, do serviço das redes subjacentes afetam o comportamento dos sistemas distribuídos e, assim, têm impacto sobre seu projeto.
2
Introdução
Os princípios nos quais as redes de computadores são baseados incluem organização de protocolos em camadas, comutação de pacotes, roteamento e fluxo de dados (streaming).
As técnicas de interligação em rede possibilitam a integração de redes heterogêneas.
3
Introdução
As redes de comunicação usadas em sistemas distribuídos são construídas a partir de uma variedade de mídias de transmissão, que incluem cabos de cobre, fibras ópticas e comunicação sem fio; dispositivos de hardware, que englobam roteadores, comutadores (switches), pontes, hubs, repetidores e interface de rede; e componentes de software, como pilhas de protocolo, rotinas de tratamento de comunicação e drives de dispositivos.
4
16/03/2011
2
Introdução
Os computadores e outros dispositivos que utilizam a rede para propósitos de comunicação são referidos como hosts.
O termo nó é usado para se referir a qualquer computador ou dispositivo de comunicação ligado à rede. A Internet é um subsistema de comunicação único que fornece comunicação entre todos os hosts conectados a ela.
5
Introdução
O projeto de um subsistema de comunicação é fortemente influenciado pelas características dos sistemas operacionais empregados pelos computadores que compõem o sistema distribuído, assim como pelas redes que a interligam.
6
Problemas de interligação em rede para sistemas distribuídos.
As primeiras redes de computadores foram projetadas para atender alguns poucos requisitos de aplicações em rede relativamente simples, como a transferência de
arquivos,