Rede de computadores i
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Ao estudar os modelos de arquitetura de protocolos, você conheceu os três principais: OSI, TCP/IP e híbrido. Cada um deles possui funcionalidades particulares, e outras comuns aos demais modelos.
Em um texto de entre 5 e 10 linhas,compare os modelos de arquitetura OSI e TCP/IP, salientando as vantagens e desvantagens de cada um. (3,0 pontos)
O modelo de referência de protocolos OSI é constituído por 7 camadas, sendo numeradas de baixo para cima, da camada física até a aplicação (a mais alta).
A arquitetura TCP/IP foi projetada com base no modelo OSI, mas com várias simplificações e tendo apenas 4 camadas. Foi ela quem impusionou a internet e permitiu a interoperação de dispositivos e tecnologias diferentes.
Enquanto que o modelo OSI é longo e complexo, sendo mais lento, pouco eficiente na prática, e com duplicidade de funções nas camadas; o TCP/IP une as três camadas mais altas do modelo OSI (aplicação, apresentação e sessão) na aplicação, tendo uma camada de sessão relativamente leve, que abre e fecha conexões sobre TCP e RTP e fornece diferentes números de portas para diferentes aplicações sobre TCP e UDP.
2. No estudo da disciplina você aprendeu que os sinais (codificação das informações) dividem-se em analógicos e digitais. A partir desta afirmação leia os textos abaixo e responda: (2,0 pontos)
a) Quais as principais diferenças entre os sinais analógicos e os digitais?
Nos sinais analógicos existe uma variação contínua da intensidade em relação ao tempo, sem descontinuidade e com valores contínuos em um dado intervalo.
Nos sinais digitais, a intensidade se mantém em um nível constante e, então, muda para outro nível de intensidade. É uma sequência de pulsos