Redações sobre o Vídeo da Servidão Moderna
O vídeo-documentário Da Servidão Moderna fala sobre a escravidão nos dias de hoje com o governo capitalista e o mundo completamente, absolutamente consumista.
De acordo com o documentário é uma escravidão voluntária onde não há o chicote, mas há o desejo do consumo. Não há cafezal ou fazenda, mas há o trabalho alienante do chão de fábrica, do escritório ou do shopping. Não há o senhor do escravo, porque contrariamente aos escravos da Antiguidade, aos servos da Idade Média e aos operários das primeiras revoluções industriais, estamos hoje frente a uma classe subserviente, só que não sabe, ou melhor, não quer saber. Esse documentário francês revela o que há de mais lamentável na sociedade moderna, a saber: a servidão voluntária que acontece a margem do entendimento e da consciência humana.
Quem sempre sofre com tudo isso na maioria das vezes são as mulheres. Muitas e muitas vezes, desde muitos anos atrás as mulheres sofrem preconceito dos homens e de toda uma classe onde a sociedade veem as mulheres apenas como donas de casa, como cozinheira e símbolo sexual, muitas pessoas acreditam que as mulheres nasceram para viver a sombra do homem, acreditam naquele discurso onde a mulher fica em casa enquanto o homem vai para a rua trabalhar e a deixa totalmente submissa há eles.
Apesar de toda a luta do feminismo, as mulheres ainda são escravas, sofrem muito por conta do machismo. Com toda aqueles protestos para uma sociedade igualitária, com todo aquele discurso de que todos são iguais as mulheres começaram a terem seu espaço em um meio social onde há alguns anos atrás, nunca se imaginaria mulheres ocupando aquele lugar. Mas, ainda é pouco, ainda existe desigualdade em relação aos homens.
Mas o que tudo isso tem haver com a servidão moderna? Pois bem, o documentário fala sobre o consumismo e o quanto a sociedade é movida em torno disso, em torno de um mundo capitalista e totalmente voltado para o dinheiro.. Parando para