Redação
Título: A cada ano que passa o índice de desastres aumentam podendo ser promovidos por fatores naturais ou por consequência das atividades humanas destruindo vidas e deixando milhares de famílias desabrigadas.
Tudo isto está ligado á atuação do homem quer seja em destruir ou em se ausentar de suas responsabilidades essa afirmação se tornou comum, pois vemos que a cidadania e o governo não contribuíram a favorecer o nosso país, evitando as tragédias. Podemos ver bueiros, córregos e valas completamente excedidas por lixo e mais lixo, a falta de infraestrutura para a drenagem das águas, desnudamento, impermeabilização do solo, ademais.
Dentre de alguns fatores citados acima, é consenso que quando a chuva é intensa e constante, a quantidade de água nos rios aumenta, extravasando para as margens dos rios, a água concentra-se nas ruas de forma rápida, causando transtornos no trânsito e no comércio, além de atingir residências e causar todo o tipo de estrago.
Outra questão importante diz respeito à urbanização das cidades. Na maioria delas, esse processo ocorreu sem nenhum planejamento, tais como pensar para onde a água da chuva vai escorrer e construir galerias pluviais. Se esses dois procedimentos fossem utilizados, é certo que enchentes e alagamentos não apareceriam nos noticiários e nem causariam tantos problemas sociais e econômicos. As enchentes são um problema sério para a sociedade, pois, além dos enormes prejuízos econômicos, põe em risco a vida de várias pessoas, que podem contrair doenças infectocontagiosas, como a