redação
1000
ANÁLISE
INTRODUÇÃO
(1) O fluxo imigratório para o Brasil vem se acentuando desde a década de noventa, devido a melhorias nos campos sociais e econômicos, os quais eram os principais fatores de migração, ou seja, de saída do país .
IMIGRAÇÃO
(2) Apesar de estimular o respeito à diversidade cultural , além de outros benefícios, a imigração exige atenção, pois caso negligenciada, poderá ocasionar problemas sociais.
“O texto desenvolve a tese de que o Brasil vive um excelente momento econômico, destacando-se no panorama sul-americano, e essa estabilidade econômica atrai muitos imigrantes em busca de melhores condições de vida.
Na introdução, afirma que o fluxo imigratório está se intensificando e apresenta aspectos positivos e negativos.
DESENVOLVIMENTO
(1) A principal causa para tal movimento é o progresso econômico do Brasil , confirmado pela liderança do bloco financeiro sulamericano, Mercosul
.
(2) oCom isso, grande parte da população que emigrava, em busca de melhores condições de vida, permanece o país. (3) Além disso, como consequência do crescimento econômico, as condições sociais melhoraram, como a expectativa de vida, as quais também são resultado das políticas assistenciais do governo, como o Bolsa-família.
(4) Paralelamente, as dificuldades econômico-sociais de outros países, como o Haiti, abalado pelo terremoto ocorrido em 2010, estimulam a entrada de estrangeiros no Brasil .
(1) Além disso, a globalização, fenômeno de interdependência entre as nações, facilita a imigração. (2) Como nenhuma produz todos os bens e alimentos dos quais necessita, os fluxos comerciais e de trabalho aumentam. (3) Um exemplo é a migração de cientistas e engenheiros estrangeiros para os pólos tecnológicos paulistas. (4) Além disso, a globalização também se caracteriza pelos progressos nas telecomunicações e nos transportes, mais rápidos e acessíveis, facilitando os deslocamentos. (5) Nesse