Redação
A redação tratada aqui, neste manual, visa a à aprendizagem direta para a elaboração de texto dissertativo-argumentativo (exposição de ideias na qual você deverá defender um ponto de vista), para o Exame Nacional do Ensino Médio. Na qual deve se observar os seguintes parâmetros:
Competência 1 – “Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”.
Sabemos que a fala difere da escrita na língua portuguesa, portanto para atender essa exigência é necessário que se tenha conhecimentos da linguagem culta e saber diferenciar a língua falada da língua escrita. Ex: Maria sumiu, alguém viu ela por aqui. (linguagem falada coloquial); Maria sumiu, alguém a viu por aqui. (linguagem culta); Se prefere mais pagode do que rock na comunidade (linguagem falada coloquial); Prefere-se pagode a rock na comunidade ( linguagem culta).
NOTA: Estudar gramática e suas regras de acentuação, concordância verbal e nominal e o novo acordo facilitará a aprendizagem do domínio culto padrão da língua portuguesa.
Competência 2 – “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo”.
Para atender essa exigência é necessário que se tenha uma opinião na qual será defendida. É na defesa desta opinião que utilizaremos os conhecimentos das várias áreas do conhecimento, para prová-la. Podendo ser: historia, geografia, biologia, música ou qualquer outro assunto que esteja inserido na tese (opinião) que você esteja defendendo. Ex: TEMA : AQUECIMENTO GLOBAL “...O planeta superaquecido, desertificação de grandes áreas, tufões, tsunamis e catástrofes em todo o globo terrestre, são os reflexos do aquecimento global provocado pelo o uso irracional dos recursos naturais, intensificado pela revolução industrial no século XVIII, o que consolidou o capitalismo e impulsionou o consumismo que, por sua vez, tornou-se a força motriz para a poluição em