redação
Título: Polícia Militar Mineira: paradigma da segurança pública
Um dos grandes desafios a serem resolvidos pela segurança pública está relacionado à questão do combate à criminalidade no Brasil. Os crimes evoluem diariamente e causam diversos transtornos sociais que forçam a otimização dos serviços de defesa pública. Nesse cenário, a Polícia Militar de Minas Gerais é um paradigma na segurança pública nacional, com intervenções eficazes no combate às demandas criminais e a evolução do modo de operação criminosa por meio de uma gestão estratégica e identidade organizacional que promovem a liberdade do povo mineiro.
Devido ao alto índice de criminalidade no país, houve a necessidade de se criar um modelo gerencial-estratégico na área de segurança pública. Diversas polícias do Brasil ainda utilizam o modelo burocrático. Todavia, a Polícia Militar de Minas Gerais combate a criminalidade de forma otimizada através do Projeto Cinturão de Segurança. Este unifica os destacamentos e subdestacamentos da Instituição e aumenta a capacidade operacional dos policiais no interior do Estado. A ação efetiva neste projeto não permite a imigração do crime para outros estados.
A identidade de uma empresa é apresentada quando esta mostra nos mercados sociais um produto de qualidade. A defesa pública tem uma história de fracassos no Brasil nos quais a identidade organizacional sofrera prejuízos. Neste contexto, a Corporação Militar tem uma formação plena para os novos policiais que ingressam na carreira. Os valores ensinados pela Instituição são baseados na ética e nos direitos humanos e capacitam o policial a conhecer a missão a qual prestará durante a carreira, fato que apresenta a identidade da Instituição e torna, diuturnamente, o Estado de Minas Gerais o melhor lugar para se viver.
Portanto, a evolução da criminalidade em Minas Gerais é combatida com