Redação
Autor: Ariano Suassuna
Editora: Brasil
Ano da edição: 1995
Capítulo escolhido: Gostaria de ressaltar, professora, que o livro escolhido ele é uma narrativa e não é dividido em capítulos, entretanto, só poderei lhe dizer a quantidades de páginas que li.
Páginas (Inicio da leitura- fim da leitura): 01-90
Resumo das páginas lidas.
O livro é narrado por um palhaço, que conta a história de Chicó e João Grilo, dois nordestinos que vivem a vida, numa mistura de drama e comédia.
A história se inicia quando Chicó e João Grilo tentam convencer um padre a benzer a cadela da sua patroa que é esposa de um padeiro, visto não muito importante pelos moradores da cidade. Além disso, sua esposa era mal vista, pois todos sabiam que ela tinha um envolvimento com Chicó. O padre, o bispo, e o sacristão, não eram pessoas que seguiam os mandamentos de Deus, assim como os mesmos pregavam, eram interesseiros e não faziam nada pra ajudar ninguém, a não ser que em troca lhes dessem dinheiro.
O padre se nega a benzer o cachorro, e o logo após o cachorro morre, o padeiro e sua esposa exigem que o padre faça o enterro do animal falando latim, o padre ainda se recusa, então, João Grilo diz que o cachorro tinha um testamento, onde nele, constava que o cachorro lhe daria dez contos de réis e três para o sacristão, caso eles rezassem o enterro em latim. Quando o Bispo descobre sobre o tal testamento João Grilo inverte a história, ele diz para o Bispo que no testamento constava seis contos de réis para a arquidiocese e apenas quatro para a paróquia, para que o Bispo não criasse problemas para prosseguir o enterro.
Análise Crítica
Nunca li um auto tão engraçado e divertido. Gostei bastante de todos os personagens, mas teve um que me chamou atenção pelo seu entusiasmo, forma de falar e pela interação, que neste caso foi o João Grilo. O livro foi muito bem escrito, e