Redação técnica
Se define por um estilo e por uma estrutura própria.
Ela, semelhantemente a todas as outras que integram a modalidade escrita da linguagem, encontra-se calcada nos princípios básicos que compõem a estrutura de qualquer texto, ou seja, precisão vocabular, clareza, objetividade, obediência aos postulados gramaticais, entre outros fatores. Além disso, ela se define por estrutura e estilo próprios
.Em termos estruturais, afirma-se que o texto em referência obedece a um conjunto de metodologias em prol de um resultado, fazendo cumprir uma formatação padrão
.Quanto ao estilo, cumpre ressaltar que esse tipo de comunicação é norteado pelos seguintes princípios:* Precisão vocabular, atendo-se à exatidão dos pormenores:
* Objetividade na linguagem, abnegando-se de quaisquer traços que permitam dúbias interpretações;
* Finalidade discursiva pautada no intento de esclarecer e informar;* Uniformidade na estrutura, estilo e terminologia;
* Imparcialidade no discurso, o qual se apresenta regido pela eficácia e exatidão das informações .Mediante tais pressupostos, é bastante comum precisarmos emitir uma procuração, faze rum recibo, um requerimento, elaborar uma ata, enfim, várias são as circunstâncias as quais requerem uma comunicação específica. Modalidades estas que integram o tipo textual em questão e que se fazem presentes no contexto administrativo, comercial e jurídico . Quais as diferenças entre relação técnica e literária?
Que tipo de linguagem utiliza?
A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
Onde circula?
É bastante comum precisarmos emitir uma procuração, fazer um recibo, um requerimento, elaborar uma ata, enfim, várias são as circunstâncias as quais requerem uma comunicação específica. Modalidades estas que integram o tipo textual em questão e que se fazem presentes no contexto administrativo, comercial e jurídico.
Com que