redação sobre a água
Dentre todos os fatores abióticos do ecossistema encontra-se no alto escalão de importância, a gloriosa água, em seu todo esplendor. Por que é tão importante? Simples, ela está presente na manutenção metabólica dos seres, dando a eles desígnio a existência. A água no planeta não irá acabar, nem o homem com sua tendência à destruição conseguiria tal feitio. Mas a água para seu consumo sim poderá tornar-se escassa a ponto de uma eminente inexistência. De quem é a real culpa?
Desde que o ser humano tomou noção que nada dura para sempre, surgiu uma preocupação sobre o destino da água potável do planeta, já que a população crescia e sua demanda só aumentava. Desde então criou-se uma preocupação com a futura “falta de água” que o planeta viverá. Recentemente, é notável o crescimento de publicidades e alertas contra o uso desenfreado da água, atribuindo a culpa da escassez à sua utilização doméstica de modo inapropriado.
Lavar o carro com a mangueira, escovar os dentes com a torneira aberta, se ensaboar com o chuveiro ligado são atitudes que foram amplamente criticadas pela mídia, tornando-as erradas e reformularam o modo de agir das pessoas, tendo como tema salvar o planeta. Sim, é correto economizar mas, sem descreditar tal ação, essas propagandas também deveriam ser voltadas à grandes indústrias, que além de usarem da água para refrigeração de suas máquinas, muitas ocasionam a poluição de rios e lençóis freáticos para despejo de resquícios industriais e, numa noite só, são capazes de inviabilizar milhões e milhões de litros de água potável.
Vitalícia e importante, a água não vem sendo valorizada. Além das reformulações do uso doméstico, é necessária uma maior fiscalização do uso da água em áreas industriais, caso contrário, em poucos anos o mundo poderá viver uma grande guerra civil em busca da água potável que lhe resta e, em busca pela sobrevivência, o homem é sedento de caos.