redação sobre novas tecnologias
Em outras palavras, as tecnologias da informação e da comunicação tem sido apontadas como elemento definidor dos discursos sobre o ensino.
As TICS veio com vários sentidos desde ultrapassar o quadro e o gis à resolver problemas educacionais e atrair interesse para a disciplina ou até mesmo questões socioeconômico-políticas.
É possível promover o descentramento dentro da categoria, o que não quer dizer que as tecnologias veio para substituir o trabalho humano e sim para auxiliar e ajudar a facilitar.
Assim sendo, é preciso caracterizar a “a sociedade da informação”, ou seja, a informação tem que está articulada com empreendimentos teóricos, econômicos e políticos. Olhando o ponto de vista, pode se falar, que a educação está sendo vista como empresa, comércio e o material de didático como mercadoria, o professor está deixando de ser professor e virando um facilitador, monitor, em seus múltiplos conceito.
O professor tem que interagir com essa nova tecnologia e se capacitar para aprender a faze-lo em ambientes reais e virtuais, os docentes deixam de ser os principais depositários do conhecimento e passam a ser consultores metodológicos e animadores de grupos de trabalho. Esta estratégia obriga a reformular os objetivos da educação, o desenvolvimento de competências substitui a sólida formação disciplinar até então visada, o uso de novas tecnologias educativas leva ao apagamento dos limites entre as disciplinas, redefinindo ao mesmo tempo a função, a formação e o aperfeiçoamento dos docentes.
As linhas de ação da Secretaria de Educação a Distância fundamentam-se na existência de um sistema tecnológico – cada