Redação - Sistema de cotas raciais
Um tema que tem sido muito discutido atualmente e se mostra muito polêmico é o sistema de cotas raciais. Esse sistema reserva vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos, objetivando reverter um racismo histórico. Existem argumentos a favor e contra essa iniciativa.
Os que são a favor às cotas raciais argumentam que essa ação é vista como um pagamento da dívida histórica que o Brasil tem com os negros trazidos da África para serem escravizados, que após sua escravidão não tiveram apoio algum do governo. Além disso, atualmente as melhores escolas de ensino fundamental e médio são particulares, desse modo, os que possuem a oportunidade de estudar nessas escolas são, em sua grande maioria, brancos ricos. Entretanto, as melhores universidades são públicas, mas para se ingressar nelas é necessário que se tenha tido uma boa educação de base, desse modo dá-se uma competição um tanto injusta, onde os alunos negros da rede pública não têm a menor chance de competir. Assim, o sistema de cotas daria oportunidade a esses alunos.
Já os que são contra argumentam que as cotas são injustas com muitos por tirar a vaga de um branco melhor colocado em um vestibular para dar a um negro. Além disso, afirmam que o melhor a fazer é investir nas escolas de educação básica públicas, para que, desse modo, todos tenham a mesma oportunidade de ingressar nas universidades.
Como se pode observar, posicionar-se a favor ou contra o sistema de cotas raciais é algo difícil. Resta esperar que seja aplicado o que se mostrar mais justo e, dessa forma, defender os direitos de cada cidadão brasileiro, independentemente de sua raça e etnia.