redação oficial
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
TURMA: O TURNO: VESPERTINO
DISCIPLINA: REDAÇÃO OFICIAL
PROFESSORA: SUELI
Requerimento
COMPONENTES DO GRUPO
JOSEAN MARIA
KÊNYA CRISTINA
LUCIANA DOS SANTOS
CEILÂNDIA
OUTUBRO 2013
Este trabalho foi solicitado pela professora Suely Araújo como pré requisito de avaliação da disciplina de redação oficia
Introdução
Este trabalho de redação oficial visa nos orientar na elaboração de um requerimento de maneira pratica.
REQUERIMENTO
Deriva-se do verbo requerer, que, de acordo com seu sentido denotativo, significa solicitar, pedir, estar em busca de algo. E principalmente, que o pedido seja deferido, ou seja, aprovado. É o instrumento pelo qual o requerente se dirige a uma autoridade pública para solicitar o reconhecimento de um direito ou concessão de algo sob o amparo da lei.
O decreto n°84.414/80 veda a exigência de requerimento para a concessão, nos órgãos da administração federal direta e nas autarquias, dos seguintes direitos e vantagens: auxilio doença, gratificação adicional por tempo de serviço, ajuda de custo, férias, cancelamento de cotas de salário família e revalidação de despacho concessório de licenças especiais.
Podemos fazer um requerimento a um órgão, a um colégio, a uma faculdade, e mais a uma infinidade de outros destinatários. É importante sabermos que o requerimento pertence à chamada redação técnica, pois como todo texto, o mesmo constitui-se de algumas técnicas especificas para redigi-lo.
1-Vocativo: título (tratamento e nome do cargo ou função)da autoridade a quem é dirigido o requerimento.não se coloca o nome da autoridade,visto que o requerimento é dirigido à autoridade e não a pessoa.isto evita transtornos em casos de substituição da autoridade ou afastamento por quaisquer outros motivos.
2-Preâmbulo: nome do requerente (em maiúscula), seguido dos dados de