REDAÇÃO INTERNET
Durante muito tempo as relações entre humanos foram baseadas em diálogos orais e, com a explosão transformadora que a internet trouxe para o mundo inteiro, os mais conservadores passaram a dizer que ela, ao mesmo tempo em que aproxima quem está longe, também afasta quem está perto. Essa afirmação, porém, não passa de um discurso errôneo proferido por pessoas que, ou entendem nada do assunto, ou preferem estagnar no tempo a acompanhar as mudanças.
Primeiramente, precisamos deixar claro que são indiscutíveis os benefícios que a criação da internet trouxe e consolidou. Seria redundante afirmar que o mundo que conhecemos hoje é um resultado desse fenômeno que reformulou as formas de trabalho, as relações financeiras, sociais e amorosas. É óbvio que alguns malefícios vêm no ônus da nova ferramenta, como as gangs da internet, pirataria virtual ou a chamada deep web, afinal, apesar de não ser personificada, a internet é composta por pessoas, e não é só porque são virtuais que são diferentes da realidade. As melhorias que a internet proporcionou, contudo, superam as mazelas e fazem dela a onda do momento, o lugar pra que vamos quando precisamos de qualquer coisa. Qualquer coisa mesmo.
Devido a essas mudanças nas formas de relacionamento e na nova visão de mundo que a internet proporcionou, as pessoas antiquadas costumam dizer que ela acabou por afastar quem está perto. A verdade, porém, é que ela apenas mudou as relações, e não acabou com elas. Não é porque agora um filho chama a mãe por meio do aplicativo do seu celular ao invés de gritar do seu quarto, ou porque hoje em dia as pessoas conversam mais com aquele amigo do outro lado do mundo do que com os colegas de trabalho, que a situação está piorando. Mudando sim, mas é preciso estar aberto a essas mudanças. A internet abriu um campo infindável de transferência de conhecimento, de cultura e de experiências. Ela jamais irá, porém, substituir totalmente as experiências pessoais, isso porque apesar de