Redação - Educação Física
A retórica é um instrumento bem eficaz, para quem deseja se destacar em grupos, para quem gosta de expor suas idéias, projetos e planos, exatamente como os políticos.
Um político bem sucedido, com certeza nem sempre é o mais honesto, o que tem mais competência para realizar trabalhos, muitas vezes é o que sempre trás um discurso emotivo, de simplicidade, visando os mais carentes. Só que nem todos percebem que se trata de um discurso muitas vezes decorado, podemos dizer até que seja ensaiado.
Muitos estudiosos afirmam “a retórica se configura por um conjunto de estratégias lingüísticas que visam à persuasão por meio da comoção”. Os políticos estando ciente do poder da retórica que é lhes dado, e juntamente com suas intenções que infelizmente não são tão boas, (deixamos claro que nem todos, mas a maioria deles) usam desse poder em seus palanques, sites, folhetos espalhados por toda cidade para tentar convencer a população sobre suas boas intenções, sobre o que pretendem fazer de bom caso sejam eleitos, sobre o quanto pretendem contribuir para um futuro melhor, para melhoria na saúde e educação, embora saúde e educação sejam alvos tão constantes das promessas de vários políticos, pouco trabalho podemos ver nesses meios, vemos tantas promessas em seus discursos, altamente inteligentes e ao mesmo tempo simples, a ponto de tocar o coração dos mais humildes, mas trabalho mesmo, empenho não vemos. Devemos nos atentar mais aos discursos que vemos e ouvimos por aí e nos atentar também que muita coisa não passa de repetição e uma simples e boa “decoreba” política e assim podemos pensar mais, nos manter atentos e não deixar que nos enganem.