Reda O
As Diferenças entre textos narrativos, descritivos e argumentativos:
A diferença final entre os 3 tipos de texto, Argumentativo, descritivo e narrativo, está no objetivo final da redação: se você quer contar uma história, defender um ponto de vista ou descrever cenas em detalhes. Cada um desses tipos textuais tem técnicas e recursos específicos, o que não quer dizer que o uso de um elimine o uso do outro – eles podem se mesclar, enriquecendo a sua redação. Saber quando usar cada um deles é, aliás, um dos segredos para construção de uma boa redação.
Texto narrativo: Conta um fato que aconteceu com alguém ou várias pessoas em algum ou vários lugares. o texto narrativo contem:
-Apresentação: quando, Onde, Quem...
-Complicação: O que, Como...
-Climax: Porque...
-Desfecho: Por isso...
Os textos narrativos devem possuir foco narrativo em 1ª pessoa, o personagem, ou 3° pessoa, o observador ou onisciente. Alem do foco esse tipo de texto conta com discuros:
-Direto: Mostra as falas dos personagens;
-Indireto: Conta o que aconteceu com suas palavras;
-indireto livrre ou Direto-Indireto: Mistura dos dois.
Texto Descritivo: Descreve uma cena ou alguma coisa (pode ser uma pessoa, um objeto entre outros). Um retrato verbal de uma situação. O texto Descritivo possui dois estilos diferenciados, o estilo objetivo que se compromete a relatar as características do "Objeto" de modo preciso, isentando-se de comentários pessoais. E o estilo subjetivo que conta com uma linguagem mais pessoal, na qual são permitidas opiniões, expressão de sentimento e emoções.
Texto Argumentativo: Se baseia na defesa de uma ideia por meio de argumentos. Todo e qualquer texto argumentativo, se baseia em convencer seu ouvinte/leitor. Este tipo inclui diferentes gêneros:
-Dissertação
-Artigo de opinião
-Carta argumentativa
-Editorial
-Resenha argumentativa
A Estrutura de um texto argumentativo é dividida em tres partes:
Introdução: é a parte do texto argumentativo em que