REDA O C Pia
UMA
DISSERTAÇÃO
DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA
OBJETIVOS:
DAR INFORMAÇÕES GERAIS AO
LEITOR SOBRE O TEMA PROPOSTO,
SEGUINDO
UMA
LINHA
DE
RACIOCÍNIO;
APRESENTANDO
ARGUMENTOS
FAVORÁVEIS
OU DESFAVORÁVEIS
AO ASSUNTO QUE ESTÁ SENDO
TRATADO;
E, SE POSSÍVEL, JUSTIFICANDO
SEUS PONTOS DEVISTA COM FATOS.
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
OBJETIVOS:
ANALISAR
UM
TEMA
SOB
DIFERENTES
PERSPECTIVAS;
POLEMIZAR
O ASSUNTO;
APRESENTAR
PONTOS
DE
VISTA
POSITIVOS E TAMBÉM NEGATIVOS SOBRE A
QUESTÃO EM PAUTA, DEFENDENDO SUA
TESE OU ARGUMENTO PRINCIPAL NO FINAL.
1º PARÁGRAFO
TESE + ARGUMENTO 1 +ARGUMENTO 2 +
ARGUMENTO 3
2º PARÁGRAFO
DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 1
3º PARÁGRAFO
DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 2
4º PARÁGRAFO
DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 3
5º PARÁGRAFO
REALIZAÇÃO DA TESE + OBSERVAÇÃO FINAL
O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição.
O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição, pois tem havido inúmeros conflitos internacionais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico e, além do mais, permanece o perigo de uma catástrofe nuclear.
Nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do
Vietnã e da Coreia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na
América Central que, envolvendo as grandes potências internacionais, poderiam conduzir-nos a um confronto mundial de proporções incalculáveis.
Outra ameaça constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em um local inabitável.
Além disso, enfrentamos sério perigo relativo à utilização da energia atômica. Quer pelos acidentes que já ocorreram e podem acontecer novamente