REDA O EXEMPLAR Aula Ao Vivo 03
Além da racionalidade
O homem contemporâneo, em razão das constantes mudanças que enfrenta ao longo de sua vida, é o ser mais complexo que existe e já existiu. Progredir rapidamente implica a dificuldade de compreensão desse processo tão comum atualmente. É por isso que a humanidade, no século XX, passa por tamanha crise, que muda valores e é capaz de produzir os mais diversos sentimentos.
Entretanto, existem valores que, para o homem, persistem, como o dinheiro, e outros que precisam persistir, como a amizade e a fé.
Por mais românticos e idealistas que queiramos ou possamos ser, não há como negar que o dinheiro, há muito tempo, tornouse indispensável. Isso porque ele é o alicerce não só de nosso sistema econômico, mas também de nossas relações sociais. Dessa forma, viver sem cédulas e moedas é tarefa impraticável hoje em dia, já que, além de serem responsáveis pela obtenção de gêneros de primeira necessidade, como alimentos, roupas e remédios, definem quem ou o que comanda os rumos do planeta. Por isso, considerandose sua importância, perder dinheiro é um tanto grave. Todavia, mais grave do que perder dinheiro, é perder amizade, já que o que pode proporcionar uma relação entre seres humanos não é passível de compra. Confiança, compreensão e amor talvez sejam mais vitais ao homem do que comida e poder, porque atravessar uma adversidade física ou material ainda é mais fácil do que superar a solidão e a falta de perspectiva frente às outras pessoas.
Isso porque, para o primeiro tipo de problema, a solução pode não ser de obtenção imediata, mas existe. Já o segundo, nenhum de nós sabe solucionar.
Nesse sentido, é necessário analisar ainda a importância da fé. Ter fé significa acreditar em algo sem ter provas concretas de que