Reda O 1000 Em 5 Dicas
PROPOSTA
Se você não entende a proposta, vai escrever como? Veja como o Enem solicita a proposta e o que você deve fazer.
1
LER E ENTENDER…
Primeiro passo
Nos últimos anos, milhares de candidatos tem demonstrado um resultado pífio na redação do Enem. E qual é o principal problema? Uma completa inabilidade em compreender a proposta de redação. No ano de 2014, por exemplo, a temática abordava o tema “A publicidade infantil”, com o intuito de discutir o quanto a publicidade interferia na vida das crianças. Houve quem escrevesse sobre as crianças que apareciam em comercial. Se você está concordando com a segunda possibilidade e dizendo
“Ué, não era para escrever sobre essas criancinhas?”, este capítulo é destinado a você. Espero que, ao final dele, você compreenda o que foi feito de errado.
A proposta de redação do Enem
Para que você não erre na compreensão do que é solicitado, é fundamental que você saiba como se constitui a proposta de redação do Enem. Então, vamos lá . Há nela, três partes: comando, coletânea e instruções. Cada uma delas traz informações extremamente importantes, que devem ser decodificadas com clareza e atenção, para que você não cometa nenhum deslize no momento em que estiver pensando sobre seu texto e mesmo organizando suas ideias antes de escrever sua redação. Veremos a partir de agora o que devemos fazer em cada uma delas.
Então, mãos à obra.
O comando
Leia abaixo a proposta de redação do Enem de 2013.
“A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.”
Bem, você pode perceber que o comando, como o próprio nome diz, elenca