Red Bull
Charles nasceu na Inglaterra e, entre muitas coisas, foi um cientista, matemático e professor da Universidade de Cambridge. O capital que seu pai possuía permitiu que Babbage frequentasse diversas escolas e recebesse aulas de vários professores particulares durante o Ensino Fundamental.
Quando chegou ao nível superior, o jovem cientista ficou muito desapontado com o ensino da matemática disponibilizado pela Trinity College, em Cambridge. Então, ele decidiu reunir alguns de seus amigos para formar a Analitical Society, cujo intuito era o de promover o cálculo analítico de forma mais aprofundada.
Os primeiros passos para uma nova era naquela época, a taxa de erros humanos presentes em contas era muito grande. Isso estimulou a imaginação de Charles, que começou a pensar em alguma forma de mecanizar esse tipo de tarefa, eliminando as falhas e economizando o tempo das pessoas. Por volta de 1821, Babbage começou a tarefa de automatizar a produção de cálculos matemáticos. A ideia era a de criar uma máquina que conseguisse acabar de uma vez por todas com os principais erros que apareciam constantemente em tabelas de logaritmos, o que o deixava muito irritado.
O resultado de tanta pesquisa e esforço foi o projeto da Máquina Diferencial. Diferentemente de calculadoras que surgiram antes, o invento foi desenvolvido para calcular uma série de valores numéricos e imprimir os resultados automaticamente.
O inventor ainda desenhou um segundo modelo, mas as ferramentas e componentes necessários para tirar as invenções do papel estavam muitos à frente da época. O fato de Charles ter desenvolvido tal máquina em um período de transição, entre técnicas artesanais tradicionais e produção em massa, impossibilitou a fabricação de peças idênticas.
Até então, a Máquina Diferencial limitava-se a operações matemáticas com base em números inseridos em determinadas sequências. Mas o invento que realmente mostrou a avançada forma de pensar de Babbage foi a Máquina