Red Bull
– Qual o problema principal/central do caso na avaliação do grupo? Detalhe a sua avaliação e use elementos do case para exemplificá-la quando necessário (4 pontos)
No case da Red Bull percebe-se que o problema principal da empresa é a pressão para a inovação, a fim de manter os mesmos níveis de crescimento registrados anteriormente pela marca quando esta ainda representava um produto desconhecido e trendsetter.
Esta pressão para inovação pode ser vista como o produto de alguns fatores que têm deixado alguns especialistas do mercado não tão otimistas com o futuro das vendas e valorização da marca, como:
- A acomodação no desenvolvimento de novos produtos para conseguir atingir mais consumidores, entrar em outros mercados e aumentar a cesta de escolhas do cliente.
- Interdição da comercialização do produto na Franca e Dinamarca; na Noruega ser considerado medicamento; e haver rumores de possíveis ações a favor da interdição da marca na Holanda, Turquia e EUA.
- Desafio de ter que cativar todo ano os novos consumidores de 16 anos de idade, mantendo a mesma mística e valorização da marca.
-Forte aumento na preocupação das pessoas em consumir produtos mais saudáveis, e não tanta com tanto açúcar e cafeína como contém no energético.
- Manter a mística da marca viva, com todos os rumores e lendas sobre seus poderes e efetividade nos possíveis efeitos comentados paralelamente.
Sendo assim, a empresa se vê forcada a inovar para atrasar a curva de decadência do produto, já que aparentemente este já chegou ao seu topo. Ainda que a Red Bull tenha lançado a Lunaqua e o Red Bull sugar free, que evidenciam esta tentativa de lançar produtos com features diferentes, ainda não se pode afirmar que esta efetivamente apostou em um produto alternativo ao original. Pois como todos conhecem o marketing agressivo da marca, ao lançar um produto que realmente tenha tanto potencial como o Red Bull genuíno, será feito uma fortíssima campanha para inserção deste no