Red Bull Branded Content
Resumo:
Red Bull, um Estudo de Caso de Branded Content
Adminstração 2015/1
Matheus Renan França
Erechim, 17 de Abril de 2015
Red Bull, um Estudo de Caso de Branded Content
“Uma das marcas mais intrigantes do mercado, a Red Bull inventou as polêmicas bebidas energéticas. Seu sucesso se baseia no Branded Content, o conteúdo gerado pela marca.”
1° Cena – Red Bull Air Race, é uma corrida de aviões patrocinada pela empresa, que ocorre em várias partes do mundo. Desafia a habilidade dos pilotos, em relação a velocidade e a precisão dos movimentos e acrobacias, enfrentando obstáculos em alta velocidade. É um esporte de alto risco, e em uma das etapas o brasileiro Adilson Kindlemann, acidentou-se, o socorro foi quase que imediato e não sofreu lesões graves.
2° Cena – 14 de Outubro de 2012, o austríaco Felix Baumgartner, vestido com roupas pressurizadas, parecidas com os astronautas pula de uma altura de 39.040 metros na estratosfera em queda livre. Duas horas e meia para subir, 4 minutos e meio para voltar, a uma velocidade 373 metros por segundo. Preparou-se durante cinco anos, junto com uma equipe de profissionais na área do esporte e cientistas, toda esta ação patrocinada e realizada pela Red Bull.
Os dois eventos citados acima, são exemplos de “Branded Content”, expressão inglesa que traduzindo para o português significa “conteúdo de marca”. É uma forma de comunicação nova onde uma empresa é a que gera e financia conteúdos jornalísticos, educativos, entretenimentos em geral. A mídia em si, não tem participação nenhum na criação, ou patrocínio ou financiamento destas ações.
O objetivo desse novo tipo de comunicação é atingir o seu público alvo, e em consequência disso a multiplicação de “viewers” destes eventos e ações gerados pela marca. Daí então a mídia entra indiretamente na repercussão dos mesmos eventos e ações que são gerados exclusivamente pela empresa em questão.
Geralmente as