recutamento e selecção em angola
10825 palavras
44 páginas
INTRODUÇÃOA missão e o objectivo da organização ditam as tecnologias e a estrutura utilizada pela organização a estrutura e constituída por pessoas. São as pessoas que têm de ser contratadas, formadas, avaliadas e compensadas dentro do recrutamento e selecção. Estas tarefas são em boa extensão desempenhadas pelo departamento de recursos humanos.
O processo de recrutar (identificar, encontrar talentos) e seleccionar (diferenciar os
Melhores dentre os identificados) são, definitivamente, actividades muito complexas,
Realizar um recrutamento e uma selecção que vise os interesses das empresas e valorize
O processo com um feedback direccionado ao candidato é a nova prática de muitas
Organizações que pretendem alcançar o lado humano ao recrutar e seleccionar aquele que
Será o seu maior investimento.
Nesta breve introdução preocupamo-nos unicamente com o enunciar das tarefas ligadas directamente ao contributo de uma boa gestão das pessoas para o sucesso da organização. Analise a inscrição de funções de recrutamento e selecção, formação, avaliação e compensação das pessoas.
Não cabe nos nossos propósitos a abordagem de temas típicos mas especializados, como a legislação do trabalho, a relações laborais com os sindicatos e com as associações profissionais, a higiene e a segurança no trabalho, os sistemas de segurança social e o enquadramento de pessoas na gestão global da organização.
Quando se cria uma organização, a forma como vamos acrescer valores, ou seja a tecnologia que vamos utilizar, decorre da missão e dos objectivos para que nela estabelecemos e juntamente com a tecnologia, fica definida a estrutura humana que há-de suportar o seu funcionamento. O empresário responsável ambicionara que esta estrutura seja constituída por colaboradores capazes, e optar para assegurar um bom desempenho da organização. Mas nem sempre decorrera que para conseguir. Terá que possuir uma boa descrição das tarefas há executar em cada posto da estrutura afim de