Recursos Terapeuticos
Anatomia e Fisiologia da Pele e Anexos
A Pele é um dos maiores órgãos
√
16% do peso corporal
Funções da Pele Proteção: revestimento protetor e impermeável à água.
A melanina protege contra os raios ultra-violeta.
Sensação: terminações nervosas sensitivas – comunicação com o meio ambiente.
Regularização Térmica: controla a temperatura corporal, impedindo alterações bruscas na mesma (vasos, glândulas e tecido adiposo).
Imunidade: através dos linfócitos na derme. Importante papel na defesa do organismo contra os alergenos.
Características da Pele Extensão: varia de acordo com altura e massa corporal. Ex.: Um indivíduo com 1.60 a 1.65m, a superfície da pele é de 15.000 cm².
Peso: 6Kg de pele e anexos em um individuo de 75Kg de massa corporal.
Espessura: varia de acordo com a região. Mais espessa em regiões mais expostas ã pressões e choques externos (mãos, pés, membros, lado extensor da articulação e superfície do crânio) e mais fina nas superfícies internas do corpo (lado flexor da articulação e rosto). Varia de 0.5 a 3mm nas mulheres.
Aderência: adere nos planos subjacentes. Mais frouxa onde se pode separá-la do planos mais profundo e mais firme onde o deslizamento sobre os tecidos adjacentes é mais limitado.
Temperatura: varia de 32º a 36º, sendo mais baixa nos dedos do pé e articulações.
Cristas papilares: responsáveis pelas impressões digitais. Formadas por estreitas cristas que separadas entre si por finas ranhuras e se dispõem em forma de curvas. Originam-se em conseqüência da elevação da epiderme pelas papilas dérmicas ou cristas subjacentes.
Evolução e envelhecimento: a pele sofre alterações durante a vida. Lactente: camada de gordura muito mais espessa e uma camada de queratina protetora muito mais fina. À medida que o indivíduo envelhece, perde parte da gordura subjacente, a derme e a epiderme tornam-se mais finas, as fibras elásticas da derme fragmentam-se e a pele torna-se mais enrugada. O