recursos renovaveis
A disciplina tem a finalidade de passar aos futuros engenheiros a necessidade de análise aos recursos naturais em busca de substituir e analisar os recursos que utilizamos atualmente para aperfeiçoá-los no futuro em busca da diminuição de sua nocividade ao meio ambiente.
Na parte de energias renováveis, a matéria trata de recursos hídricos, vegetais e minerais. Nesse aspecto, o engenheiro busca analisar os impactos que os recursos nessas áreas atualmente utilizados causam ao meio ambiente, além de buscar meios alternativos para diminuição de impactos causados na natureza elo uso desses materiais que influenciem na poluição e aumentem a emissão de carbono na atmosfera.
A parte de energias renováveis apresenta as atuais demandas tanto mundiais quanto locais de energia, enfocando as necessidades e cada caso e mostrando as dificuldades de cada lugar para que o engenheiro adeque um tipo de fornecimento que exige fácil distribuição na área aplicada e mínimos impactos ambientais possíveis.
Algumas áreas de trabalho, seus desafios e os recursos naturais nelas utilizados;
CÉLULAS FOTOVOLTAICAS:
A transformação da luz do solar em energia tem como desafio é o seu preço de mercado, o que as torna menos atrativa do ponto de vista financeiro, mesmo que do ponto de vista ambiental ela seja a melhor opção para uso geral a curto e longo prazo, devido a emissão de luz sol que acontece em quase todo o globo e a poluição dessa transformação seja zero. Mas mesmo que a poluição das placas fotovoltaicas ao produzir energia seja zero, deve-se analisar a poluição causada pela produção e instalação dessas placas e os tipos de danos causados ao meio ambiente com descarte desse material. A figura 1.1 apresenta uma versão simplificada do que acontece com uma célula fotovoltaica ao ser exposta ao sol. Figura 1.1 Esquema de um painel fotovoltaico.
ENERGIAS PRODUZIDAS A PARTIR DE