Recursos paisagisticos
Considera-se paisagem a imagem resultante da síntese de todos os elementos presentes em determinado local. Uma outra definição, tradicional, de paisagem é a de um espaço territorial abrangido pelo olhar. Pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. É formada não apenas por volumes mas também por cores, movimento, odores, sons etc. A paisagem não é espaço, pois se tirarmos a paisagem de um determinado lugar, o espaço não deixará de existir.
A paisagem, é um dos temas clássicos da investigação geográfica. Se um geógrafo, um historiador e um arquiteto se debruçarem sobre a mesma paisagem, o resultado de seus trabalhos e a maneira de conduzi-los serão diferentes, segundo o ângulo de visão de cada um dos que a examinam. A paisagem depende do olhar de cada um.
Avaliação de Paisagem
Não é uma tarefa fácil, pois depende da relação estabelecida entre o observador (a observação) e o espaço visual a ser observado. Esta relação desencadeia respostas sensitivas como resultado de estímulos provocados. Estas respostas são condicionadas por fatores educativos, culturais, sócio-econômicos, afetivos e emocionais, obviamente, de forte caráter subjetivo. As diferenças culturais são muito importantes na avaliação dos valores da paisagem; O problema da subjetividade na avaliação é uma questão muito complicada de se resolver.
Metodologias para avaliar a Paisagem
Análise da Qualidade da Paisagem
Objetivos:
• determinar a potencialidade visual preservação.
• Determinar a fragilidade aplicar medidas corretivas.
(estudos marcados por forte subjetividade)
1 - Subjetividade representativa feita com base nas preferências do público.
A paisagem é classificada usando-se a técnica da diferença, com adjetivos opostos e podendo-se utilizar fotografias.
2 - Avaliação Ecológico-Científica – estabelece relações entre os componentes de uma determinada paisagem.
• tentativa de avaliar recursos, diagnosticar e planejar o