Recursos não renováveis
Um recurso não renovável é um recurso natural que não pode ser produzido, regenerado ou reutilizado a uma escala que possa sustentar a sua taxa de consumo. Esses recursos existem muitas vezes em quantidades fixas, ou são consumidos mais rapidamente do que natureza pode produzi-los, um exemplo disso são os combustíveis fósseis.
2-TIPOS DE CUMBUSTIVEIS FOSSEIS
Devido à Industrialização Mundial, houve uma maior necessidade de recorrer à utilização de recursos energéticos. Os combustíveis fósseis são transformações de matéria orgânica, que resultam de um processo de decomposição de plantas e animais.
Existem três grandes tipos de combustíveis fósseis: * o carvão (sólido); * o petróleo bruto (líquido) ; * o gás natural (gasoso).
Os três foram formados há milhões de anos atrás devido à fossilização de animais, daí o nome de combustível fóssil.
Os combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo.
3 – PROBLEMAS AMBIENTAIS * A poluição gerada nas cidades são resultado da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). * A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbónico) na atmosfera e a contaminação do solo e água. * Aumento da contaminação do ar por gases e material particulado, provenientes da queima destes combustíveis, gerando uma série de impactos locais sobre a saúde humana. * Outros gases causam impactos em regiões diferentes dos pontos a partir dos quais são emitidos, como é o caso da chuva ácida.
* A queima destes combustíveis gera altos índices de poluição atmosférica.
Logo, são os grandes responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global.
4 – ORIGEM DOS COMBUSTIVEIS FOSSEIS * A teoria biogénica do petróleo sugere que o petróleo e o