recursos naturais
O QUE SÃO RECURSOS NATURAIS?
É tudo que existe na natureza e serve para satisfazer as necessidades humanidade. Recursos naturais: O termo surgiu pela primeira vez na década 1970, por E.F. Schumacher no seu livro intitulado Small is Beautiful. A Política Nacional de Meio Ambiente, através da lei nº 6.938/81, estabelece como recursos ambientais: a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo e os elementos da biosfera.
Os recursos naturais podem ser classificados em dois grandes grupos: os renováveis e os nãos renováveis. Chamamos de recurso natural não renovável aquele que é finito ou que só pode ser renovado ao longo de um intervalo de tempo geológico muito longo, ou seja, aquele que, uma vez utilizado, não pode ser reaproveitado. Minerais são recursos naturais não renováveis. Recursos fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural levam muito tempo (no mínimo alguns milhões de anos) para se formar, por isso se incluem entre os nãos renováveis. Dentro dos recursos não renováveis é possível, ainda, identificar duas classes: a dos minerais não energéticos (fósforo, cálcio, etc.) e a dos minerais energéticos (combustíveis fósseis e urânio). Os recursos naturais podem, também, ser categorizados da seguinte maneira: perpétuos, renováveis, potencialmente renováveis e não renováveis.
Recursos Perpétuos (Energia Solar, Energia Eólica, Ondas e Marés e Energia Geotermal); Recursos Renováveis (flora e a fauna); Recursos Potencialmente Renováveis (Água Superficial e Água Subterrânea); Recursos Não Renováveis (Recursos Minerais, combustíveis fósseis e Recursos exauríveis).
De acordo com o IBAMA podem-se distinguir os seguintes elementos em recursos naturais: a) Solo; b) Recursos Hídricos; c) Biodiversidade; d) Recursos de