recursos naturais
Extrair para usar O ser humano produz tudo o que necessita para viver: casas, roupas, alimentos, móveis, veículos, utensílios domésticos e muito mais. Para fabricar esses produtos ele usa recursos que a natureza lhe oferece: a luz solar, a água, o solo, os minerais, os vegetais, os animais, entre outros.
A atividade extrativa, ou extrativismo, consiste em retirar recursos da natureza para o consumo ou para fabricar produtos.
Observe os desenhos e conheça os tipos de extrativismo.
Extrativismo vegetal
Extrativismo animal
Extrativismo mineral
Onde há a simples extração de produtos vegetais que não foram cultivados pelo homem, como madeira, óleos, frutos, borracha, entre outros. Não devemos confundir extrativismo vegetal com agricultura. No extrativismo, o homem somente coleta os recursos que a natureza lhe proporciona; na agricultura, o homem faz a colheita daquilo que plantou e cultivou.
Diz respeito a caça e a pesca, no qual, ainda são praticados no Brasil, mesmo muitas vezes sendo atividades irregulares. São capturados: captura de animais selvagens, aves silvestres e peixes.
É a extração dos minerais úteis que existem na crosta terrestre, como o ferro, o alumínio, o cobre e muitos outros. O extrativismo mineral também recebe o nome de mineração.
Recursos minerais no Brasil
O Brasil é um imenso território com uma formação rochosa antiga. Graças a isso, possui grande quantidade de minerais. Destaque para minerais metálicos, como o ferro, o manganês e a bauxita (minério de alumínio). Esses minerais são a base da indústria mineradora brasileira, principalmente o minério de ferro. Em menor escala, porém não menos importante, tem-se também o ouro, o cobre e o nióbio.
Para se ter uma ideia da importância da indústria mineral para o país, em 2011 ela apresentou saldo positivo de US$ 34 bilhões na balança comercial brasileira, representando 18% de todos os produtos exportados.
Ferro: O Brasil está entre os 5