RECURSOS-MATERIAIS
É o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes. Boa parte do sucesso no gerenciamento de estoques depende da classificação dos materiais, identificando e decidindo prioridades.
Consideramos alguns atributos na classificação de materiais:
• Abrangência: deve tratar de uma gama de características em vez de reunir apenas materiais para serem classificados.
•Flexibilidade: deve permitir interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo que se obtenha ampla visão do gerenciamento de estoques.
•Praticidade: a classificação deve ser simples e direta.
Existem infinitas formas de classificação, de acordo com as necessidades de cada empresa. Analisaremos a seguir as principais formas.
1
2
TIPOS DE CLASSIFICAÇÃO
TIPOS DE CLASSIFICAÇÃO
Para atender às necessidades de cada empresa, é necessária uma divisão que norteie as várias formas de classificação. Como existem vários tipos, a classificação deve ser analisada em conjunto, visando propiciar decisões e resultados que contribuam para atenuar o risco de falta.
são os que estão sendo processados ao longo do processo produtivo da empresa. Não se encontram no almoxarifado porque já não são matérias-primas iniciais, nem podem estar na expedição porque ainda não são produtos acabados;
•
1. Por tipo de demanda:
1.1 Materiais de Estoque: são materiais que devem existir em estoque e para os quais são determinados critérios e parâmetros de ressuprimento automático, com base na demanda prevista e na importância para a empresa.
Os critérios de ressuprimento fixados para esses materiais possibilitam a renovação do estoque sem a participação do usuário.
Os materiais de estoque são classificados:
a) Quanto à aplicação:
• Materiais Produtivos: compreendem todo e qualquer material ligado direta ou indiretamente ao processo de fabricação, como matérias-primas, produtos em fabricação, produtos acabados;
•
Matérias-primas: materiais