Recursos materiais e patrimoniais
Abordaremos neste trabalho o Planejamento das necessidades dos materiais que consiste num programa de computador que foi desenvolvido para auxiliar na determinação das necessidades de materiais nas organizações. Com o vertiginoso aumento da capacidade de processamento dos atuais computadores, hoje em dia, o MRP (material requirements planning) normalmente faz parte de um programa ainda maior, chamado de erp (enterprise resoure planning), que controla todas as funções da organização.
abstrat
Sumário
Introdução
O objetivo desse trabalho é estudar como é feito o planejamento das necessidades de materiais por meio de programas MRP. A lógica dos programas MRP é frequentemente utilizada em montagens de produtos, tanto na área industrial, para montar um eletrodoméstico, por exemplo, como na área de serviços, para montar um prato em um restaurante. Montar uma estrutura de produto (Bill of materiais) obedecendo aos níveis adequados de cada montagem ou submontagem e identificar os itens de demanda dependente e demanda independente. Calcular a necessidade de materiais, a partir de uma necessidade de produção, definindo a liberação de pedidos de compra e ordens de produção, levando em conta diversos fatores, dentre os quais o estoque de materiais existente, a necessidade de manter estoques de segurança, o tempo de produção e o tempo de recebimento dos materiais (lead time).
Definição de Planejamento de Recursos Materiais
A planificação das necessidades de materiais, também conhecido como MRP I, pequeno MRP, mrp ou MRP original, é um conjunto de técnicas que obtêm a Programação principal da produção e outras informações pelos registros de stock e registros da estrutura do produto – como entradas para determinar as necessidades e programar o cronograma de cada item.
Com base numa programação de produção, um sistema de planificação das necessidades do material pode: * Criar cronogramas identificando as peças específicas e os materiais necessários para