RECURSOS MATERIAIS EM UMA UNIDADE DE SAUDE
Os recursos materiais são os materiais e equipamentos necessários ao funcionamento da instituição, no caso em questão, de prestação em assistência em enfermagem.
O gerenciamento de recursos materiais, faz-se necessário uma vez que os mesmos referem-se ao produto final, que é a assistência aos clientes por meios de ações que não podem sofrer interrupções. Essas interrupções são atribuídas a fatores como insuficiência na quantidade ou falta de qualidade dos materiais.
Foi desenvolvido pelos setores de suprimentos e pela Enfermeira, um projeto piloto referente a avaliação dos recursos materiais a serem utilizados, ou que já estão sendo utilizados pelo serviço de Saúde.
A reorganização dos recursos materiais ocorreu conforme a necessidade detectada, à partir das seguintes fases de trabalho:
1. Previsão de materiais e equipamentos
2. Requisição dos materiais e equipamentos
3. Provisão dos recursos materiais
4. Manutenção dos materiais e equipamentos
5. Controle dos recursos Materiais
No inventario do material permanente, ou seja, na previsão de materiais e equipamentos, foi o momento que se levantou todos os itens de materiais que a unidade possui em seu setor de Saúde, bem como se o mesmo possuía seu n° patrimonial. Os mesmos foram separados e dispostos da seguinte forma:
Material Permanente: é o material que tem durabilidade acima de dois anos, usualmente são materiais e equipamentos que atendam o coditiano da Unidade (ex: maca, cadeiras, estetoscópio, balança, aparelho de ECG, EEG, Espirometria e etc.)
Material de consumo: é o material que tem a durabilidade ate no maximo dois anos, se tratando normalmente de materiais descartáveis e caracteristicamente de uso limitado (ex: Luvas, papel toalha, gel, álcool e etc.)
Após determinado o tipo de material, e também seu quantitativo que a unidade possui, foi formulado um impresso próprio para facilitar a comunicação entre os setores de saúde e o setor de