Recursos Instrumentais
Ergonomia
Nome do Aluno e Matricula
Cidade – UF
2014
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 2
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Acessórios Ergonômicos 4
2.2 Doenças do Trabalho e Tratamentos 8
2.2.1 Riscos Físicos e Emocionais 9
2.2.2 Condições Ideais de Trabalho e Prevenção 10
2.3 Medidas e Práticas que Poderiam ser Adotadas Pelas Empresas 10
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
As últimas décadas acabaram sendo marcadas pelas evoluções tecnológicas e pela informatização acelerada, havendo uma grande expansão da utilização de computadores e sistemas de comunicação (TESSLER, 2002).
O avanço tecnológico mudou e vem mudando o dia-a-dia das pessoas, seja no ambiente de trabalho, em suas casas, no lazer, dentre outros, sendo que a tecnologia está presente em todo lugar alterando a rotina das pessoas.
As pessoas estão cada vez mais ocupadas e tendo muito menos tempo para o aprendizado de novas tarefas e facilidades que essa evolução proporcionada, principalmente no que se diz respeito para lidar com as dificuldades que são propostas por este novo cenário.
As estações de trabalho devem ser projetadas para consegui manter os trabalhadores em condições favoráveis para trabalho, visando sua saúde. Além do mais, durante todo o período de trabalho, os profissionais de secretariado acabam se mantendo numa mesma posição, que neste caso é sentado, sendo utilizado apenas as mãos para o desenvolvimento de suas atividades, podendo ocasionar um grande número de casos de doenças como a lesão por esforço repetitivo.
Segundo Bagnara (2000), para a profissão de secretariado, são necessárias algumas habilidades, como podemos citar os conhecimentos específicos sobre o produto ou serviço que a empresa presta ou desenvolve, comunicação linguística, e como principal, a capacidade de absorver a