Recursos Instrumentais
ERGONOMIA
José Roberto Tavares de Matos
Matrícula 138820
Janeiro de 2014
Sumário Introdução 03
Acessórios Ergonômicos 04
Cadeiras 04
Apoio para os Pés 05
Apoio para Mouse 06
Teclado 07
Apoio para Digitação 07
Doenças do Trabalho e Tratamentos 08
Postura Correta Frente ao Computador 08
Doenças Profissionais 09
Fibromialgia 09
Tendinite 10
LER 10
Medidas e Práticas que Podem ser Adotadas pelas Empresas 11
Conclusão 14
Referências Bibliográficas 15
Introdução.
A ergonomia é um ramo da ciência econômica que se ocupa das questões relativas à vida laboral moderna, sobretudo na economia industrial. Trata da prevenção dos acidentes laborais, sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria métodos laborais, sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização, estudo do trabalho), e determina tempos de trabalho, assim como a sua nacionalização, ainda que tudo isto enquadrado numa perspectiva humanitária de ver o mundo da empresa e as relações que nele se estabelecem. O conceito de Ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador.
O presente trabalho busca apresentar acessórios ergonômicos que facilitem o desenvolvimento das atividades diárias no trabalho em escritórios, além da correta postura frente ao computador. Mostra também algumas doenças do trabalho bem como suas características e tratamentos, e, por fim, ações e trabalhos que podem ser desenvolvidos nas empresas para um maior conforto do trabalhador.
Acessórios Ergonômicos
Um ponto fundamental em ergonomia é realizar uma boa análise antes de adquirir o equipamento. A função dos produtos ergonômicos é ajustar o trabalho do