Recursos humanos
Descrição de Cargo
Descrição Geral do Cargo
O gerente de produto (GP) atua na área de marketing e desenvolve seu trabalho com foco total num ou mais produtos, normalmente correlatos. A função principal do GP é de servir de elo entre as várias áreas da empresa no que diz respeito a um produto. Essas áreas são: desenvolvimento, marketing, comercial, suporte e produção. Os esforços do GP são medidos de duas formas básicas:
1. O produto deve vender bem
2. A qualidade do produto deve ser alta
É no sentido de maximizar a qualidade que o GP atua junto ao suporte, à produção e ao desenvolvimento. É no sentido de maximizar as vendas que o GP atua junto às áreas comercial e de marketing (da qual ele faz parte).
Basicamente, nada ocorre na empresa com relação a um produto sem que o GP esteja envolvido. Ele é a única pessoa da empresa que detém todas as variáveis na mão para poder opinar sobre assuntos relacionados com o produto. Ele sabe o que o produto faz, o que ele fará nas próximas versões, sua forma de comercialização, suas fraquezas, seus concorrentes, etc. O GP portanto é a primeira pessoa que se deve contatar quando alguém possui dúvidas com relação ao produto, seja essa dúvida comercial ou técnica.
O GP é responsável pelo produto na sua totalidade. Para desempenhar seu trabalho, o GP deve produzir vários instrumentos, descritos mais adiante, que são repassados para as várias áreas da empresa. A seção 4 deste documento detalha as atribuições e responsabilidades do GP.
Perfil do Gerente de Produto
O gerente de produto deve possuir os seguintes atributos:
1. Boa apresentação
2. Bons conhecimentos técnicos da área à qual se destina o produto (bancos de dados, redes, etc.)
3. Idealmente, lê, escreve e fala inglês (por conta das parcerias tecnológicas)
4. Boa postura comercial
5. Boa capacidade de organização
6. Ambicioso em certa medida
Remuneração do Gerente de Produto
O gerente de