Recursos humanos
Gerir pessoas continua sendo um desafio desde os primórdios das organizações, vários conceitos foram desenvolvidos ao longo dos tempos para fundamentar a relação organização x pessoas.
Mas que códigos de condutas poderiam nortear esta relação? Que tipos de parâmetros devem ser usados para criar uma relação saudável no ambiente organizacional?
Tais questionamentos ainda ecoam nas organizações e o profissional de logística ou de qualquer outra área precisa estar continuamente tentando buscar as respostas que acreditamos está diretamente com algo que parece estar agonizando nas organizações: a ética.
A ética é o "pilar" de qualquer sistema administrativo, que não se resume em decorar o "código de ética", mas sim em assumir uma postura pro ativa na construção da consciência e responsabilidade social.
O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
O dicionário Michaelis define ética da seguinte forma (gr ethiké) 1 Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática. 2 Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão; É. social: parte prática da filosofia social, que indica as normas a que devem ajustar-se as relações entre os diversos membros da sociedade.
Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals,