Recursos humanos
Disciplina: Técnicas de Recrutamento e Seleção de Pessoas
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa mostrar recrutamento e seleção de pessoas é um processo que se desenvolve há bastante tempo, no qual o próprio começou a observar a importância e a preocupação em avaliar as pessoas com a intenção de avaliar e escolher as mais aptas atividades por determinada pessoa. A consequência desta pratica para o processo de recrutamento e seleção é que ele passa a ser determinado pelas demandas especificas das tarefas a serem realizadas nas organizações, ou seja, o objetivo é encontrar candidatos que atendam aos requisitos de uma determinada vaga em aberto e que possuam capacidades para se desenvolverem na função.
Este processo nos apresenta três formas de se trabalhar, sendo elas, o recrutamento interno, onde se procura preencher uma determinada vaga utilizando o próprio quadro de funcionários da empresa, o recrutamento externo, que busca para uma vaga pessoas, ou seja, colaboradores que estejam espalhados no mercado de trabalho, e o recrutamento misto, que se trata de uma junção entre os dois primeiros citada acima, este pode ser realizado com o recrutamento interno primeiramente, seguido do recrutamento externo, recrutamento externo, seguido do recrutamento interno e recrutamento interno e externo simultaneamente.
Após o sistema de recrutamento se tem inicio o processo de seleção de pessoas, onde se pode dizer que é a escolha da pessoa certa para o cargo certo. Este processo analisa todos os aspectos desejados para que o candidato desempenhe as funções do cargo, podendo assim constatar se o candidato se encontra apto, inapto ou sobre qualificado para o cargo pretendido.
A junção dos processos de recrutamento e seleção visa à qualidade de mão de obra da empresa, elas trabalham se interligando e fazendo com que o sucesso de uma dependa da outra.