Recursos humanos
Há mais de sessenta anos, em 1937, a Toyota Motor Co. Ltd. foi inicialmente criada como uma subsidiária da Toyoda Automatic Loom Works, um dos principais fabricantes mundiais de máquinas de tecelagem sob a chefia de Sakichi Toyoda, "Rei dos Inventores" do Japão.
Depois da venda dos direitos da patente de uma das suas máquinas, a parcela inicial do investimento a longo prazo foi para o desenvolvimento e fabrico experimental dos primeiros automóveis da Toyota, e finalmente para o lançamento do seu primeiro carro de pequenas dimensões (Modelo SA) em 1947.
Aproximando-se agora do seu 62º aniversário, a então inexperiente Toyota Motor Company, fundada por Kiichiro Toyoda, filho de Sakichi, conseguiu evoluir gradualmente até à posição de liderança que hoje ocupa.
Porém, tal como qualquer outra empresa, não ficou isenta de problemas inerentes ao seu crescimento. Em 1950, a Toyota sofreu a sua primeira e única greve. Os trabalhadores e a Administração saíram deste bloqueio firmemente empenhados nos princípios da confiança e dependência mútua. Continua a ser a filosofia coletiva que ainda norteia o crescimento da empresa nos dias de hoje.
Os sistemas de produção também foram melhorados no final dos anos 50, culminando na criação do "Sistema de Produção Toyota". Baseado nos preceitos Jidoka, "Just-in-Time" (Pontualidade a todos os níveis) e "Kaizen" (Melhoria Contínua), o sistema ajuda a reduzir inventários e defeitos em todas as nossas operações a nível mundial.
A produção de veículos fora do Japão começou em 1959 numa pequena fábrica no Brasil, e continuou com uma crescente rede de fábricas em diversos pontos do globo. A Toyota acredita na localização das suas operações, pois permite fornecer aos clientes os produtos que eles necessitam onde mais são precisos; esta filosofia cria relações reciprocamente benéficas a longo prazo com fornecedores locais e ajuda a empresa a satisfazer os seus compromissos para com as fábricas instaladas em vários