Recursos humanos
Recompensas > incentivos para estimular certos tipos de comportamentos.
Punições > penalidades – reais ou potenciais – para coibir certos comportamentos.
Recompensas Financeiras > Diretas > Salário Direto, Prêmios, Comissões.
> Indiretas > Férias, Gratificações, H.E.,13o. , adicionais etc.
Não Financeiras > Oportunidades de desenvolvimento, reconhecimento e auto-estima, QVT, Promoções, liberdade e autonomia no trabalho.
Recompensas organizacionais são oferecidas para reforçar atividades que:
- Aumentem a consciência e a responsabilidade do indivíduo e do grupo dentro da organização, isto é, incentivem o espírito de missão na empresa. - Incentivar o trabalho em equipe e o trabalho em conjunto. - Incentivar as ações que agreguem valor à organização, ao cliente e às próprias pessoas.
Tipos de recompensas financeiras: 1. Relacionadas com objetivos de realização empresarial, como o lucro. 2. Vinculadas ao tempo de serviço. 3. Relacionadas com o desempenho excepcional – aumento por mérito. 4. Relacionadas com resultados departamentais, ou mesmo globais, objetivamente quantificáveis.
Os quatro tipos de recompensas são concedidos como retribuição pelo alcance de um ou vários objetivos organizacionais: fabricar determinado produto, proporcionar um determinado tipo de serviço, aumento de vendas de produtos ou serviços, elevar a margem de lucro operacional, cobrir e conquistar maior número de clientes, aumentar a satisfação dos clientes ou melhorar a imagem da organização.
O sistema de recompensas e punições deve levar em conta o conceito de reforço positivo de Skinner: Todo comportamento é determinado pelas suas conseqüências. O reforço positivo se fundamenta em dois princípios básicos: 1- As pessoas procuram desempenhar suas atividades da maneira pela qual obtêm maiores recompensas ou benefícios. 2- As recompensas obtidas atuam no sentido de reforçar cada vez mais a melhoria do desempenho.
Para as