Recursos humanos
INTRODUÇÃO À SEGURANÇA DO TRABALHO
Segurança do Trabalho é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
É uma área de engenharia e medicina do trabalho cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
No Brasil, um dos instrumentos de gestão da segurança e da medicina do trabalho é o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Este serviço está previsto na legislação trabalhista brasileira e regulamentado em uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego, por intermédio da Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4).[1]
Destacam-se entre as principais atividades da segurança do trabalho:
· Prevenção de acidentes
· Promoção da saúde
· Prevenção de incêndios
Saúde e Segurança do Trabalho aplicada na empresa irão preservar a integridade física e mental dos nossos funcionários e também o patrimônio da empresa, ela cria e consolida a mentalidade prevencionista coletiva através da conscientização, educação, orientação, treinamento e fiscalização das atividades e dos locais de trabalho. Além de tudo a busca de condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho significa proteger e preservar a vida e, principalmente, é mais uma forma de se construir qualidade de vida.
Qualidade de vida é a busca pelo equilíbrio psíquico, físico e social, respeitando as necessidades e limitações dos trabalhadores, objetivando um crescimento pessoal e profissional sem traumas.
ACIDENTE DE TRABALHO
Um acidente de trabalho é aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho, produzindo lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho, ou de ganho, ou a morte.
O acidente de trabalho é definido pela legislação brasileira como toda