Recursos humanos
MariaAI,',. Pime"ta
E. Conclusão
~ '"
,
capitulo
7
A elaboração da conclusão deve ser feita com a perspectiva de qUe é necessário convencer a diretoria, da empresa, sobre a importância do PICE. Sendo assim, deve-se apresentar justificativas para SUa implementação, em função do que foi pesquisado e elaborado. E esta parte fica por conta da sensibilidade (feeling), competência e coerência de cada um.
Comunicação Interna: uma Nova Abordagem
I
CONCLUSÃO
II
ATIVIDADES
II
OBJETIVOS
I1
....
ANÁLISE
I
7.1. o ser humano na empresa
A estrutura tradicional da empresa é burocrática, técnica, racional e normativa, porprincípionão há espaçopara sentimentos e emoções. Essas características tendem a impedir a expressão, participação e engajamento dos trabalhadores. Como resultado a Motivaçãopode diminuir, comprometendoo processoprodutivo. Para reverter esse quadro, há uma tendência a considerar as várias dimensões humanas (emoções, atitudes, valores) nos processos de trabalho e na estrutura organizacional da empresa. Segundo essa perspectiva, a comunicação deve produzir integração e um verdadeiro espírito de trabalho em equipe. Qualquer objetivo só será alcançado quando tornar-se possível, aos trabalhadores, expressarem seus valores, desejose conflitos socializando-os e confrontando-os com os de outros. É Importante ressaltar que para complementar esse processo é necessário ocorreruma integração harmônica das demandas da empresa (produção) e da sociedade (bons produtos e serviços), que devem ser atendidas.
()
121
Paulo Gaudêncio (1995), baseado em sua experiência como psiquiatra e consultor, propõe uma abordagem nova sobre o fator humano na empresa. Aqui, são apresentadas algumas idéias que têm grande relação com os processos comunicativos. É sabido que colocar o ser humano como centro do processo produtivo não é empreendimento fácil. Complexo, misterioso, emotivo muitas vezes imprevisível parece não ser