Recursos Humanos
O RH surgiu em torno do início do século XX. Seu primeiro nome foi Relações Industriais. Seu nome derivou – se por força do impacto da Revolução Industrial nas relações empregador versus empregado. Nesse período os empregados das fábricas formaram uma espécie de sindicato com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados.
O conceito de Relações Industriais foi ampliado e passou a ser tratado por Administração de Pessoal visto que seu objetivo não era apenas a de regulamentar os conflitos, mas, sobretudo, administrar as pessoas de acordo com a legislação trabalhista vigente.
Com o tempo essa legislação se tornou antiga, pois os desafios das organizações cresceram desproporcionalmente.
A partir da década de 70, surgiu o conceito Recursos Humanos (RH), onde as pessoas passaram a ser considerado o recurso fundamental para o sucesso organizacional.
Conceito
“RH é uma área que envolve inúmeros conceitos provenientes de várias áreas, e por lidar diretamente com o ser humano, requer do profissional um vasto conhecimento para gerenciar indivíduos com personalidades diversas.”
Principais funções: administração de pessoal, seleção, acompanhamento de pessoal, benefícios, cargos e salários, e relações sindicais ou trabalhistas.
Administração de pessoal: acompanha a passagem de um funcionário dentro da empresa, desde sua admissão até seu desligamento. É a área responsável por todos os registros, cadastros, férias, acompanhamento de frequência, afastamentos e pagamento de funcionários. Tem interação com os sindicatos, especificamente no que se refere às cláusulas sociais dos acordos sindicais, que dizem respeito às rotinas acima descritas, de sua responsabilidade. A Folha de Pagamento é a principal função da área.
Recrutamento: procedimentos e técnicas que visam atrair candidatos qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, no qual a organização divulga e oferece ao mercado de RH vagas de