recursos humanos
Mentoria: um Mentor(a) é uma pessoa (chefe, colega, consultor, amigo, cônjuge, etc.) que apoiou ou apoia outro na sua vida pessoal e/ou empresarial. Que guia, ensina, aconselha e ajuda no seu crescimento e desenvolvimento de diversas formas. A pessoa que recebe esses benefícios é chamada de Mentorado(a).
E-learning: é uma modalidade de ensino à distância que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculado através da internet.
Action learning: combina o conhecimento ministrado às pessoas com as habilidades que elas adquiriram, geralmente por experiência própria. Os profissionais são colocados num ambiente de apoio com um problema para resolver e um facilitador para incentivá-los a questionar o seu conhecimento.
Formação e a Organização
A formação é uma componente habitual e antiga nos ambientes militar artistico e desportivo.
Antigamente, pensava-se que este conceito seria quando as pessoas tinham de processar, mais concretamente a matéria-prima e precisivsm de pessoas minimamente qualificadas para desmpenhar a função e operar os diferentes equipapamentos e materiais. No entanto, hoje em dia os operários, deram lugar aos cognitários, isto é, trabalhadores do conhecimento. O investimento em formação resulta da ideia que para manter e melhorar a sua posição estratégica, é necessário o desenvolvimento dos colaboradores e construção de atitudes positivas face à organização.
Hoje em dia, mesmo quando existem discussões sobre se uma empresa deve ou não financiar a formação dos colaboradores, não se discute se estes têm de ter formação. Desta forma, exise ainda o dilema de formar vs contratar colaboradores com formação.
A formação é fundamental, primeiro para que as pessoas tenham bons desempenhos e, segundo, possibilita às empresas adaptar-se as diversas mudanças da sua envolvente,