RECURSOS HUMANOS
Turma: 6° Período, ADM.
Alunas: Gecilda dos Santos, Larissa Inocêncio Barbosa e Shirley da Silva
1 INTRODUÇÃO
A elaboração dessa resenha tem como objetivo mostrar como as atividades regulamentares e de controle interno, relacionadas à controladoria, podem ajudar a evitar fraudes como a do caso ENRON. Filme visto em sala, onde conta uma história real de uma empresa considerada novo modelo empresarial que decretou falência por conta de um escândalo financeiro. Tendo por base também, o artigo apresentado, que discorre sobre o papel do controle interno na detenção de fraudes contábeis, cuja autora, Paula Cardoso Costa Mendonça, demonstra de forma clara, que a utilização de forma correta desse profissional na organização, pode evitar possíveis falhas ou maquiagem de informações.
Muitas instituições são afetadas de forma avassaladora, causando prejuízos incalculáveis, inclusive falências, com isso percebe-se que as atividades regulamentares e de controle interno são de suma importância, pois ela ajuda o profissional da contabilidade a ficar inteirado das operações de uma empresa. Com o objetivo de exemplificar o exposto acima, o caso ENRON, uma das grandes fraudes da história que utilizava de procedimentos contábeis indevidos será demonstrado como exemplo.
1.1. Controle Interno
Segundo Almeida (2010, p.63),
O controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, produzir dados contábeis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa.
Vemos que é através do controle interno que a administração obterá as informações de toda a organização, assim, o profissional da contabilidade ficará inteirado das operações de uma empresa. Dessa forma ele tem mais segurança. Acreditamos que ainda exista uma certa carência nas organizações ou até a falta de