RECURSOS HUMANOS
Muito se fala sobre a escassez de mão de obra qualificada, que esta sobrando vagas no mercado de trabalho por falta de profissional qualificado e com experiência.
Mas sabemos também que tanto a universidade publica como os particulares todos os anos entregam jovens recém-formados para o mercado de trabalho , então de qual qualificação que as empresas tanto procuram, será que as faculdades realmente estão capacitando seus alunos para ingressar no mercado de trabalho ou estão só entregando ou vendendo diplomas.
Quando olhamos os classificados vemos muitas vagas de pedreiro, eletricista, padeiro, mas para aquele profissional que acabou de forma na faculdade não tem interesse em preencher esta vaga, seria como todo esforço que ele fez para se qualificar seja em vão, não querem trabalhar de operador de telemarketing nem sábado e domingo já se sente no direito de escolher onde trabalhar de acordo com sua qualificação “diploma”. Às vezes quando se diz falta profissional qualificado o querem dizer que falta profissional de chão de fabrica, aquele faça o serviço operacional que literalmente coloca a mão na massa este vai ser ocupado por quem fez curso técnico, ou por quem aprendeu na fabrica mesmo o oficio.
Chega-se a conclusão que as empresas estão mais exigentes na contratação de seus profissionais alem do diploma de conclusão de curso eles apostam realmente no capital intelectual, que possa não só executar tarefas saiba também inovar, e precisam também de operário de chão de fabrica. Para que essas empresas possam conseguir seus objetivos devia incentivar mais quanta importância de ser uma profissão.