REcursos humanos
A palavra treinamento é utilizada para referenciar todo esforço que as organizações fazem para estimular o aprendizado dos funcionários, objetivando a mudança de comportamento permanente, sendo focado em objetivos de curto prazo (MILKOVICH; BOUDREAU, 2000; BOHLANDER; SNELL; SHERMAN, 2003).
O treinamento é “o processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho” (CARVALHO, 1999, p. 125). O Próprio autor acrescenta que, com o passar do tempo, além da preocupação básica com tarefas operacionais, é necessário se preocupar com princípios técnicos, comportamentais e morais relacionados ao cargo.
Depois de todas as definições, conclui-se que o treinamento representa as atividades que a empresa realiza com o objetivo de ensinar o funcionário no desempenho de suas atividades. No entanto, após o treinamento, a empresa espera que o retorno seja convertido para ela, melhorando seus resultados e seus indicadores
O desenvolvimento é utilizado para a ampliação de habilidades dos funcionários, fornecendo subsídios para o aumento da responsabilidade e para a tomada de decisão.
Na visão de Nadler (1984 apudVARGAS; ABBAD, 2006), o desenvolvimento está relacionado com o crescimento individual, sem uma relação específica com o trabalho realizado. O desenvolvimento de recursos humanos é um conceito global, que envolve outras funções da administração de pessoal. Além do treinamento, ele serve como uma complementação do treinamento e não como uma subordinação (BASTOS, 1991).
O desenvolvimento deve ter o principal objetivo de promover as pessoas